Dow Jones cede 0,56% com dado sobre consumidor

10/07/2009 18:48

Os principais índices do mercado de ações dos EUA operam em baixa, pressionados por dados indicando uma situação mais fraca que a prevista para o sentimento do consumidor norte-americano e pelo alerta de lucro da Chevron, que pesava sobre papéis de empresas ligadas aos setores de energia e matérias-primas.

O índice preliminar de sentimento do consumidor dos EUA medido pela Universidade de Michigan caiu para 64,6 em julho, de 70,8 em junho. Economistas consultados pela Dow Jones esperavam que o índice recuasse para 70,0. "O relatório realmente fez as coisas caírem um pouco", disse David Bellantonio, diretor de negociações da corretora Instinet. "Ainda estamos em um ambiente de volume baixo, então podem acontecer esses movimentos pequenos e rápidos."

Às 13h49 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,56% para 8,136 pontos, puxado pelo declínio dos papéis da Chevron (-2,93%). A companhia anunciou que, embora o preços do petróleo tenham subido no segundo trimestre, seu resultado durante o período será afetado também pelos lucros mais baixos das refinarias e pelo impacto financeiro da desvalorização do dólar. O balanço da Chevron deve ser divulgado em 31 de julho.

Os comentários ressaltam um dos principais riscos dos investidores para a atual temporada de balanços. Segundo analistas consultados pela Thomson Reuters, o lucro dos componentes do S&P 500 deve diminuir 36% durante o segundo trimestre, puxados pelo forte declínio das empresas de matérias-primas e energia.

Outras empresas ligadas ao segmento de commodities também operavam em baixa, com Exxon Mobil caindo 1,46% e Conoco Phillips 2,13%.

Os papéis de bancos também registravam queda, com Citigroup caindo 3,35%, JPMorgan perdendo 2,65% e Goldman Sachs recuando 0,20%, em meio a notícias de que as instituições financeiras que participaram do Programa de Alívio de Ativos Problemáticos (Tarp) estariam reclamando dos preços elevados cobrados pelo governo dos EUA para devolver as garantias trocadas por empréstimos no início do ano.

A chefe do Painel de Fiscalização do Congresso dos EUA, Elizabeth Warren, afirmou durante uma entrevista concedida à rede de televisão CNBC que "não é surpreendente os bancos afirmarem que o preço deveria ser menor quando eles estão na ponta dos compradores".

Entre os demais índices, o Nasdaq caía 0,02%, para 1.752 pontos, enquanto o S&P 500 recuava 0,45%, para 878 pontos.

Mais cedo, o Departamento de Comércio dos EUA divulgou que o déficit comercial do país ficou em US$ 25,96 bilhões durante o mês de maio - menor nível desde novembro de 1999, mas o dado aparentemente não teve impacto sobre o mercado. As informações são da Dow Jones.

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.